História dos porta paletes

História dos Porta Pallets

Antes da Primeira Guerra Mundial quase não existia armazenagem de porta paletes.

No início do século XX as empresas começaram a procurar por meios mais baratos e melhores de embalar seus produtos. A maioria dos produtos era transportada por caminhões e trens, mas mesmo as mercadorias enviadas para outras empresas por navio precisavam de uma forma de embalagem mais eficiente e com melhor custo benefício. A solução foi embalagem de papelão corrugado, que eram baratas de fabricar, fáceis de embalar e podiam ser jogadas fora depois de usadas.

Mas cada caixa tinha que ser movida individualmente, e se os produtos na caixa fossem pesados a caixa não poderia ser muito grande. Portanto, apesar da embalagem ser barata, a mão de obra não era.

A invenção da empilhadeira

Em 1915 as empilhadeiras se tornaram populares. Muitas empresas desenvolveram diferentes empilhadeiras, mas Clark, fabricante de transmissões e Yale & Towne Manufacturing, um fabricante de guindastes, criaram as melhores versões.

A empilhadeira foi crucial para o sistema de armazenagem de porta paletes, pois paletes de caixas podiam ser movidos indepedente do peso de cada caixa, ao invés de homens carregando caixas individuais para um navio ou caminhão, agizilando o carregamento. Conforme a tecnologia evoluiu, as empilhadeiras passaram a levantr a carga vários metros do chão, possibilitando o uso do porta palete.

Sistemas de armazenagem verticais

No fim dos anos 20 começaram a ser usados os primeiros sistemas de armazenagens de verticalização. Os galpões puderam se expandir verticalmente ao invés de horizontalmente, o que era muito mais barato. Mudou também a forma como os armazéns eram construídos, passando a ser mais altos e as fundações mais resistentes para suportar o aumento de peso.

Os primeiros porta pallets podiam armazenar poucos paletes em altura, mas os fabricantes foram desenvolvendo modos de distribuir o peso permitindo diversos níveis. Barras transversais ajudaram a aguentar paletes pesados e bases niveladas e parabolts para dar estabilidade.

Atualmente porta paletes não são apenas úteis, são uma indústria por si só, com uma demanda crescente pois bilhões são investidos em armazéns todo ano.

A Altmóveis tem excelentes soluções de armazenagem com ótimo custo-benefício.

Consulte nossos porta paletes usados.

Solicite um orçamento através de um de nossos canais de atendimento.
(11) 2253 0219
(11) 2729 7773
(11) 94845 5689 Whatsapp
a.altmoveis@gmail.com
altmoveis@altmoveis.com.br